Connect with us

Música

Frank Farian, produtor responsável por uma das maiores farsas da música, morre aos 82 anos

Published

on

Frank Farian, produtor responsável por uma das maiores farsas da música, morre aos 82 anos

[ad_1]

Frank Farian, produtor responsável por uma das maiores farsas da música, morre aos 82 anos
Imagem: Reprodução

Morreu nesta terça-feira (23), aos 82 anos, o produtor musical alemão Frank Farian, conhecido por ser o manager e compositor por trás do grupo vocal Milli Vanilli. Ele faleceu na sua casa em Miami, nos Estados Unidos, de causas não reveladas.

Em 50 anos de carreira, Farian escreveu e produziu diversos hits de bandas como Eruption, Boney M., La Bouche e do cantor Meat Loaf. Mas ele ficou conhecido mesmo depois de uma baita polêmica envolvendo um projeto de 1988.

Naquele ano, ele assinou um contrato com os cantores Rob Pilatus e Fabrice Morvan para produzir a dupla, que se chamaria Milli Vanilli. Acontece que logo nos primeiros dias de gravação, Farian não gostou da performance dos dois.

Para gravar o álbum Girl You Know It’s True (1989), que ele mesmo tinha composto, o produtor contratou outros cantores de estúdio e fez com que Pilatus e Morvan se apresentassem ao vivo com o playback, ou seja, fingindo ser a voz deles.

Milli Vanilli teve Grammy revogado

O disco Girl You Know It’s True emplacou três singles no primeiro lugar das paradas americanas e ainda rendeu ao Milli Vanilli o Grammy de Melhor Novo Artista em 1990.

Só que ao longo daquele mesmo ano, Rob Pilatus e Fabrice Morvan encontraram algumas dificuldades técnicas nos shows e os rumores sobre a dublagem começaram a se espalhar.

Insatisfeitos, os cantores pediram mais liberdade criativa a Frank Farian, mas ele negou. Por isso Pilatus e Morvan foram à imprensa para confirmar o playback.

Resultado: o Milli Vanilli teve o seu Grammy revogado e enfrentou pelo menos 26 ações judiciais com base nas leis de proteção contra fraude ao consumidor dos EUA.

Continua após o vídeo

Frank Farian ainda fundou Boney M. e No Mercy

Rob Pilatus e Fabrice Morvan tentaram formar outros projetos, mas ficaram marcados negativamente na indústria e não voltaram a fazer sucesso.

No final da década eles chegaram a gravar um álbum chamado Back and in Attack que seria o grande retorno da dupla, mas o lançamento foi cancelado após uma tragédia com Pilatus, que foi encontrado morto aos 32 anos por uma overdose de álcool e medicamentos.

Certa vez, em entrevista ao The Washington Post (via Consequence), Frank Farian não demonstrou arrependimentos, dizendo que o Milli Vanilli era “parte visual e parte gravada, e os fãs estavam felizes dessa forma”.

Ouça acima “Girl You Know It’s True”, principal sucesso do Milli Vanilli.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CHARTS

Hits, sucessos e novidades quentes estão te esperando agora mesmo na Playlist TMDQA! Charts; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!





[ad_2]

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade