Connect with us

Lazer

Aproveite as tendências: Pesquisa lista o que estará em alta no mundo fit em 2024

Published

on

Aproveite as tendências: Pesquisa lista o que estará em alta no mundo fit em 2024

[ad_1]

Uma das suas metas para o início do ano foi praticar exercícios físicos de maneira mais regular como forma de ter um estilo de vida mais saudável e cuidar melhor da sua saúde no geral?

Então, os apontamentos da Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness do American College of Sports Medicine (ACSM) podem servir de inspiração para você! Isso porque a pesquisa listou o que deve estar em alta no mundo fit em 2024. A seguir, confira o que provavelmente terá destaque no Brasil.

Foco na perda de peso

Praticar exercícios regularmente auxilia no aprimoramento da função metabólica e na diminuição da gordura corporal. Essa atividade deve englobar tanto exercícios aeróbicos quanto treino de força, além de aparecer ao lado de mudanças saudáveis na dieta para promover um déficit calórico e, com isso, possibilitar o emagrecimento.

Treino de força

O treino de força conta com barras, halteres e kettlebells para melhorar ou manter a aptidão muscular, envolvendo repetições, séries, ritmos, cargas e seleções específicas de exercícios voltados para atingir diferentes objetivos.

Assim, as academias e estúdios continuam a inovar e promover formatos de aulas em grupo voltadas para o treino de força.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao ar livre

Exercício ao ar livre
A prática de atividades ao ar livre cresceu desde a pandemia da COVID-19

A partir das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, a prática de atividades físicas ao ar livre cresceu nos últimos anos. É possível encontrar pessoas que treinam em parques públicos, praias e até em praças, sob o acompanhamento de um profissional.

Entre as opções de exercícios ao ar livre estão a corrida e o ciclismo, que podem ser boas alternativas para quem deseja começar ou voltar a treinar em 2024. Ambos ajudam na queima de calorias e fazem bem para a saúde cardiovascular.

HIIT

O HIIT ou treino intervalado de alta intensidade consiste em intercalar períodos de exercícios de alta intensidade com períodos curtos de baixa intensidade (descanso), que podem ser parados ou em movimento, realizando um exercício mais leve.

O método contribui para a melhoria da saúde cardiovascular, pode ser feito com diferentes equipamentos, como esteiras ou bicicletas, e por ser um treino mais rápido, é uma boa alternativa para quem não possui tanto tempo de sobra para treinar. Saiba mais sobre o treino HIIT.

  Continua Depois da Publicidade  

Aplicativos de exercícios

Quem usa aplicativos para fazer exercícios tem a praticidade e a flexibilidade de poder treinar em qualquer hora e lugar. Além disso, dependendo do aplicativo, é possível monitorar as suas atividades e desempenho. Algumas ferramentas também oferecem dicas de alimentação.

Saúde mental

O foco da prática de exercícios físicos não precisa ser apenas a saúde física, afinal eles também beneficiam a saúde mental, que envolve o bem-estar emocional, psicológico e social.

Isso porque os exercícios liberam a endorfina, associada à diminuição do estresse, à promoção do bem-estar e da euforia e à melhoria da qualidade do sono.

Programas para idosos

Outra das expectativas é que sejam disponibilizadas mais opções de programas de condicionamento físico para pessoas mais velhas, o que é uma questão de necessidade.

Afinal, ao mesmo tempo em que o envelhecimento aumenta o risco de ter doenças crônicas, deficiência cognitiva e quedas, a prática regular de atividade física é uma das estratégias (não necessariamente a única) para diminuir esses impactos e melhorar a qualidade de vida. Confira algumas dicas de exercícios funcionais para idosos.

  Continua Depois da Publicidade  

Personal trainer

Os treinos devem ser feitos sob o acompanhamento de um profissional de educação física. Isso porque o personal oferece uma experiência mais completa, individual, segura e eficaz, com testes de condicionamento físico e definição de metas e objetivos.

Com base nisso, o profissional monta um programa de treinamentos que ajuda o aluno a atingir as suas metas sem prejudicar os limites da sua saúde e corpo. Além disso, o personal pode ensinar passo a passo como fazer cada exercício e ensinar métodos eficazes para recuperação dos treinos. Aprenda como identificar um bom personal trainer.

Uso da tecnologia

Wearable
Dispositivos para rastrear dados como frequência cardíaca e contagem de passos podem ser úteis

A chamada tecnologia wearable ou “vestível” inclui uma série de dispositivos que uma pessoa pode utilizar ou prender em si mesma. Eles geralmente são conectados a um smartphone e trazem informações sobre frequência cardíaca e contagem de passos, por exemplo.

Isso pode ajudar os profissionais de educação física a individualizar ainda mais os treinamentos de seus clientes, monitorando os padrões, desempenhos e progressos ao longo do tempo.

Qual dessas tendências fit você pensa em seguir pelo restante do ano? Alguma delas já faz parte da sua rotina? Comente abaixo!

Foi útil?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 EstrelasLoading…

[ad_2]

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade