Connect with us

Brasil

Moraes compartilha informações de inquéritos das milícias, fake news e joias com CGU – Notícias

Published

on

Moraes compartilha informações de inquéritos das milícias, fake news e joias com CGU – Notícias

[ad_1]


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o compartilhamento de informações de inquéritos que tramitam na Corte com a Controladoria-Geral da União. Entram na lista as ações sobre a interferência da Polícia Rodoviária Federal nas eleições de 2022, sobre a adulteração de cartões de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro, sobre o caso que investiga a entrada de joias doadas pela Arábia Saudita e sobre a utilização indevida de ferramenta na Agência Brasileira de Inteligência. 



Na decisão, Moraes lembrou que o pedido da CGU se baseou em “indícios de envolvimento direto ou indireto dos agentes públicos federais nos atos de 8/1/2023, bem como fatos correlatos”.


O ministro afirmou que os inquéritos sobre as milícias digitais, sobre o vazamento de dados sigilosos sobre as urnas eletrônica e o sobre as condutas dos responsáveis por instigação dos crimes do 8 de Janeiro são públicos. Além disso, autorizou o compartilhamento de partes do inquérito das fake news de diligências já realizadas e documentadas. 

“Ficam ressalvadas do compartilhamento as diligências em andamento, cujo sigilo deve ser preservado para fins de efetividade das medidas e das investigações. A CGU deverá manter o sigilo das referidas investigações e somente poderá compartilhá-las mediante prévia autorização desse juízo”, disse Moraes. 


Segundo o ministro, em relação ao compartilhamento de provas, o Supremo já decidiu que “inexiste óbice à partilha de elementos informativos colhidos no âmbito de inquérito penal para fins de instrução de outro procedimento contra o mesmo investigado”. 

[ad_2]

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade