Connect with us

Internacional

avião com prisioneiros ucranianos cai na Rússia; 74 morrem

Published

on

avião com prisioneiros ucranianos cai na Rússia; 74 morrem


Um avião militar russo caiu em Belgorod, cidade próxima à fronteira com a Ucrânia, na manhã desta quarta-feira, 24. De acordo com a agência de notícias Reuters, a aeronave transportava 74 passageiros.

Entre eles, 65 seriam prisioneiros de guerra ucranianos. Conforme informou o Ministério da Defesa da Rússia, o transporte acontecia para a realização de uma troca por outros prisioneiros de guerra, por sua vez, russos.

Além disso, o avião militar teria a bordo seis tripulantes e outras três pessoas ainda sem identificação. Nas redes sociais, circula um vídeo do momento da queda seguida de explosão.

Versões conflitam

A princípio, o jornal ucraniano Ukrainska Pravda informou que fontes das Forças Armadas do país confirmaram ter abatido a aeronave. No entanto, ela transportaria mísseis russos, não POWs (prisioneiros de guerra, na sigla em inglês).

Posteriormente, as fontes teriam retificado essa informação, ou seja, o avião não teria sido abatido pelas forças ucranianas. Isso abriria a possibilidade de as próprias forças russas terem disparado contra a aeronave.

De acordo com o jornalista ucraniano-americano Igor Sushko, o avião teria decolado de Belgorod em sentido oposto ao da fronteira com a Ucrânia. Ou seja, afastando-se do país vizinho.

Ainda segundo o jornalista, tal informação invalidaria a tese do ministério russo. Ou seja, a de que a aeronave transportava prisioneiros de guerra ucranianos.

O avião era um Il-76. Esse modelo é utilizado para o transporte militar de tropas, de equipamentos militares, de armamentos e de carga em geral.

A tripulação desse modelo de avião normalmente conta com cinco membros. Já a sua capacidade para o transporte de passageiros é de 90 pessoas.

+ Acompanhe a cobertura da Guerra na Ucrânia no site da Revista Oeste

Vyacheslav Gladkov, governador local de Belgorod, declarou que houve um “incidente” não especificado em Korochansky. Trata-se de um distrito no nordeste da cidade de Belgorod.

Gladkov disse, então, que se dirigia até o local. Investigadores e trabalhadores de emergência já se encontrariam no local.





Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *