Connect with us

Brasil

Governo do RJ alerta para fraudes em benefício destinado a afetados pelas chuvas – Notícias

Published

on

Governo do RJ alerta para fraudes em benefício destinado a afetados pelas chuvas – Notícias

[ad_1]


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro alertou neste sábado (20) sobre tentativas de fraudes e golpes contra possíveis beneficiários do Cartão Recomeçar. O benefício vai ajudar famílias que tiveram seus imóveis atingidos pelas chuvas do último fim de semana no estado. O cartão tem saldo de R$ 3 mil para a compra de eletrodomésticos, moveis ou até mesmo material de construção.



As prefeituras são responsáveis pelo cadastro, que já começou a ser feito. Segundo a pasta, as tentativas de fraudes envolvem o envio de cartão falso para a residência das pessoas e até a ação de golpistas que vão às comunidades afetadas pedindo dinheiro para liberar o cartão.


De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, “é fundamental que o morador só confie em sua prefeitura e na comunicação oficial do governo do estado”.


• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto


“Não há outro meio de se cadastrar que não seja pela assistência social de sua cidade. O estado não vai na comunidade credenciar, não há credenciamento pela internet ou telefone”, alertou.



Inscritos


A secretaria informou que, até o momento, mais de 30 mil pessoas se inscreveram para receber o benefício, segundo as prefeituras. Os órgãos municipais são os responsáveis por verificar a elegibilidade dos inscritos. Não existe limite de cartão pré-estabelecido por município, que dependerá da demanda e da necessidade de cada região afetada.


Após o processo de seleção, a lista final é enviada à Secretaria de Desenvolvimento Social, que checará as informações e encaminhará ao banco para liberação dos recursos. Cada núcleo familiar tem direito a um único benefício, e o cartão é nominal. Depois que o beneficiário recebe o cartão, são necessários cerca de 10 dias para o saldo estar liberado. Esse prazo é mais uma estratégia adotada pelo governo fluminense para evitar fraudes, aumentando a segurança para quem recebe o cartão.


Previsão


A previsão do tempo para o Rio de Janeiro inclui a possibilidade de chuvas fortes neste fim de semana, alertou o Centro de Operações da prefeitura. A região metropolitana do Rio ainda se recupera de temporais que deixaram milhares de desalojados no último fim de semana e causaram 12 mortes na capital e na Baixada Fluminense.


Neste sábado (20), continua a previsão de chuva moderada a forte a partir do período da manhã, com raios. Já no domingo (21), a chuva perde intensidade a partir da tarde, porém, ainda contribuindo para acumulados pluviométricos elevados em 24h.


*Com informações da Agência Brasil

[ad_2]

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade