Connect with us

Moda

Como as escolhas de proteínas podem transformar seu envelhecimento?

Published

on

Como as escolhas de proteínas podem transformar seu envelhecimento?

[ad_1]

Não envelhecer, infelizmente não é uma opção, mas envelhecer com saúde é uma escolha inteligente que todos deveriam fazer. E se eu te dissesse que a chave para um envelhecimento saudável está nas suas mãos, mais especificamente, no seu prato?

Um estudo recente, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, desvendou que as mulheres que priorizam a ingestão de proteínas, especialmente aquelas de fontes vegetais, têm uma trajetória de envelhecimento mais saudável.

Ao longo de duas décadas, mais de 48.000 mulheres foram acompanhadas, e os resultados são reveladores. Aquelas que incorporaram mais proteínas, especialmente provenientes de alimentos como feijões e grãos, apresentaram taxas significativamente mais baixas de doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento, como doenças cardíacas, câncer, diabetes e declínio cognitivo.

A escolha da fonte de proteína também desempenhou um papel crucial. Surpreendentemente, as mulheres que optaram por proteínas vegetais tiveram uma probabilidade 46% maior de envelhecerem sem enfrentar doenças crônicas graves ou deficiências físicas e mentais.

Por outro lado, aquelas que consumiram mais proteínas de origem animal, como carne bovina e ovos, mostraram uma ligeira diminuição na saúde, pois apresentaram mais problemas de saúdes como por exemplo colesterol elevado.

As proteínas vegetais, presentes em alimentos como feijão, grão de bico, soja, aveia e quinoa, não apenas oferecem benefícios proteicos, mas também são ricas em nutrientes essenciais como fibras, vitaminas e polifenóis anti-inflamatórios. Esses elementos podem desempenhar um papel crucial na manutenção da saúde ao longo do tempo.

Embora seja necessário mais estudo para compreender completamente os benefícios das proteínas vegetais e quem mais pode se beneficiar, os resultados até agora sugerem uma receita para a longevidade: uma dieta equilibrada com predominância de proteínas vegetais, complementada por pequenas porções de proteínas animais.

O segredo para um envelhecimento saudável pode estar no seu prato, com escolhas inteligentes desde a juventude. Então, por que não começar a investir na sua saúde agora mesmo?



[ad_2]

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade