Música
10 cidades inacreditáveis do Brasil onde Shakira já fez show

Shakira, uma das cantoras mais famosas do planeta, fará um show gratuito na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, para potencialmente milhões de pessoas. Entretanto, houve uma época há quase 30 anos na qual ela era apenas uma artista colombiana na busca de expandir seu público na América do Sul. Essa jornada a trouxe para o Brasil.
Antes de lotar grandes estádios e focar somente em capitais, Shakira Isabel Mebarak Ripoll passou pelo rito de passagem comum a toda estrela iniciante da música. Isso significa: apresentar-se em lugares bem inusitados.

No Brasil, sua conexão foi construída logo nos anos iniciais de carreira. Ela realizou longas turnês pelo país e visitou várias cidades do interior enquanto se consolidava.
Confira abaixo uma lista de cidades inacreditáveis do Brasil onde Shakira já fez show.
10 cidades inacreditáveis do Brasil onde Shakira já fez show
Maringá/PR
A primeira passagem de Shakira no Brasil já começou em uma escala relativamente grande. A cantora veio para promover sua estreia, Pies descalzos (1995), que rendeu um hit no país: “Estoy Aqui”. Na sexta data da turnê, 5 de dezembro de 1996, ela se apresentou no Estádio Regional Willie Davids, casa do Maringá Futebol Clube, com espaço para 16 mil torcedores nas arquibancadas. Por sua vez, o município paranaense atualmente tem cerca de 429 mil habitantes.
Curiosamente, Shakira retornaria à mesma cidade do Paraná no ano seguinte. Em 4 de setembro de 1997, ela cantou no Cinema Café.
Santo André/SP
Três meses após o primeiro show em Maringá, Shakira retornou ao país. Após uma aparição no programa H, apresentado por Luciano Huck, no final de fevereiro de 1997, ela abriu a nova perna da turnê com show dia 2 de março no Clube Atlético Aramaçan, em Santo André. A lotação no salão social atualmente gira em torno de 3.590 pessoas. O município, parte da Grande São Paulo, tem 748 mil habitantes segundo estimativa de 2022 do IBGE.
Campinas/SP
Seis dias e cinco shows depois, em 8 de março de 1997, Shakira chegou em Campinas. Ela se apresentou no ginásio do Guarani Futebol Clube, que desde então foi reformado e teve sua lotação expandida. A cidade é a terceira mais populosa do estado de São Paulo, atualmente com 1,1 milhão de habitantes — no entanto, como praticamente todos os locais citados nesta matéria, não tem tradição em receber atrações internacionais.
Caxias do Sul/RS
Após uma aparição no Programa Livre, apresentado por Serginho Groisman, a turnê Pies descalzos se moveu para o sul do Brasil. A cantora se apresentou dia 15 de março de 1997 no antigo Teatro de Lona que foi montado no pavilhão da tradicional Festa da Uva em Caxias do Sul, cidade de atualmente 460 mil habitantes.
Bagé/RS
Uma semana e três shows depois, em 22 de março de 1997, Shakira chegou ao município de Bagé, no Rio Grande do Sul. Por lá, apresentou-se no Ginásio Presidente Médici, conhecido entre os locais como Militão. Estima-se que a apresentação na cidade de 121 mil habitantes teve um público de 5.000 pessoas (via Instagram).
Uruguaiana/RS
A cantora colombiana continuou pelo extremo sul do Brasil. Na noite seguinte, 23 de março de 1997, ela fez show em Uruguaiana, cidade atualmente de 117 mil habitantes na fronteira fluvial com a Argentina. O local foi o Ginásio Municipal, cuja capacidade é de 600 pessoas nas arquibancadas.
Campos do Jordão/SP
Seis dias depois, 29 de março de 1997, Shakira retornou ao Sudeste para um show no Kart Indoor de Campos do Jordão, município que atualmente tem 47 mil habitantes. O local não existe mais, mas era localizado ao lado do Tênis Clube da cidade.
Uberlândia/MG
A turnê de Shakira pelo Brasil deu uma pausa no início de abril e só retomou quatro meses depois. A terceira apresentação dessa nova perna ocorreu no dia 29 de agosto de 1997. O palco foi a 34ª Exposição Agropecuária de Uberlândia, cidade do Triângulo Mineiro que atualmente tem 760 mil habitantes.
Curiosamente, este concerto teve o ingresso mais barato de toda a turnê. O motivo foi a diretoria do Sindicato Rural, dono do Parque de Exposições do Camaru, que não deixou cobrarem acima do valor estipulado para os outros dias do evento (via Paranaíba Mais).

Novo Hamburgo/RS
Após uma passagem pelo Norte e Centro-Oeste, Shakira retornou ao Sul no dia 7 de setembro. O show desta vez foi em Novo Hamburgo, município de 227 mil habitantes segundo estimativa de 2022 do IBGE. O local foi a Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, com capacidade para 2.300 pessoas.
Taubaté/SP
Shakira fechou sua passagem por cidades inusitadas do Brasil ao se apresentar em Taubaté dia 20 de setembro de 1997, o penúltimo show da turnê pelo país. O município de 322 mil habitantes no Vale do Paraíba viu a cantora tocar no Clube Associação de Taubaté, cujo ginásio comporta 3.000 espectadores.
+++ LEIA MAIS: Shakira é oficialmente a artista latina com a turnê de maior bilheteria de todos os tempos
+++ LEIA MAIS: Shakira desabafa sobre medo constante como imigrante nos EUA
+++ LEIA MAIS: Por que Shakira quase não lançou Hips Don’t Lie, sucesso que completa 20 anos?
